Veja com IVAVeja sem IVA

História e tipos de troféus

logo branco

Por Carimbos.net

Publicado a 13 de Junho de 2020

trofeu mais antigo conhecido de 1559 - fonte BBC news
trofeu mais antigo conhecido de 1559 – fonte BBC news

História e tipos de troféus

Curioso sobre os pormenores e diferenças?

Faça uma viagem connosco desde os tempos ancestrais até ao presente.

Mas antes vamos dar uma olhada sobre como escolher um troféu personalizado.

QUAL É O MELHOR TIPO DE TROFÉU ?

Definir qual é o melhor não é fácil visto que vai depender muito do objectivo que se pretende alcançar e também o budjet que existir para a realização dos mesmos.

Assim vamos apresentar os mais comuns.

trofeu em metal
trofeu em metal

Troféus em metal

Hoje em dia não são os mais procurados , não só porque são os mais caros mas também porque têm alguma tendência a enferrujar, excepto se forem revestidos com algum metal nobre.

Normalmente são os maiores com cálices muito elaborados e bases que vão da madeira ao mármore. Se o objectivo for dar um prémio prestigiante de um acontecimento com relevo esta é uma solução a ter em conta. Saiba mais

Medalhas personalizadas online-ouro
Medalhas personalizadas online-ouro

Medalhas de metal

Com a industrialização os processos de produção deste tipo de troféu tornaram o preço muito baixo.

Existem muitos modelos e permitem alguma personalização especifica para o evento em questão, no entanto têm o mesmo problema que os troféus em metal , embora hoje em dia os revestimentos mesmo
sem serem com metais nobres terem evoluído muito, o que aumentou a sua duração. Pode também usar uma caixa para medalhas para uma melhor apresentação

Também e exactamente por serem industriais existem numa quantidade o que não torna um objecto único apesar da personalização da actividade e o momento.
Se o número de participantes fôr muito elevado esta é uma solução a ter em conta. Saiba mais

Medalhas acrílico a cores
Medalhas acrílico a cores

Medalhas acrílico

Ao contrário das de metal não são as mais económicas.
E isto porque existem diversas razões para isso acontecer.

  1. Têm uma enorme duração , não se partem
  2. Podem ser feitas no tamanho que o cliente quiser
  3. Podem ganhar qualquer forma  o que as torna únicas
  4. Podem ser gravadas com texto e logos, heráldicas, exactamente correspondentes á actividade
  5. E porque não são um produto industrializado, feito em específico, têm mais valia.

Pode também usar uma caixa para medalhas para uma melhor apresentação

Mesmo sendo um número de participantes muito elevado esta é uma solução a ter em conta, apesar de o preço ser um pouco superior, valem mais. Saiba mais

Troféu personalizado acrílico sueca
Troféu personalizado acrílico sueca

Troféus  Acrílico

Estes recebem exactamente as mesmas características das medalhas, versáteis, qualquer forma ou tamanho, e por isso se tornam únicos e mais apreciados.

Pode também usar uma caixa para troféus acrílico  para uma melhor apresentação.

Mesmo sendo um número de participantes muito elevado esta é uma solução a ter em conta, apesar de o preço ser um pouco superior, valem mais. Saiba mais

Taças desportivas personalizadas ténis
Taças desportivas personalizadas ténis

Troféus Económicos

Estes são os troféus mais económicos e de certa forma os mais “ricos” visto que têm um apresentação a 3d e recebem cores como dourado prateado bronze o que facilita de forma usual a classificação dos intervenientes.

Normalmente são feitos em plástico apresentam um bom acabamento e designs por vezes arrojados.
Podem receber vários tipos de bases em plastico, ou márnore

Pode também usar uma caixa para troféus acrílico  para uma melhor apresentação.

Também e exactamente por serem industriais existem numa quantidade o que não torna um objecto único apesar da personalização da actividade e o momento. Se quer dar algo que encha mais a mão esta pode ser uma solução a ter em conta. Saiba mais

Placa comemorativa
Placa comemorativa, para distinguir,ou marcar aniversário

Placas Comemorativas

 

Este tipo de troféu tem um carácter diferente.

São destinadas a homenagear uma ou mais pessoas que prestaram um determinado serviço em qualquer tipo de organização e esta quer distingui-los com maior relevância pelos serviços prestados ou também para comemorar uma data especial.

Também como data especial é usual serem usadas nas bodas de prata e ouro de casamento ou de comemoração de uma data especial de uma empresa.
Se for este o seu caso esta pode ser uma solução a ter em conta. Saiba mais

 

Para que servem os troféus personalizados

Os troféus são uma categoria de prémios concebidos principalmente para concursos ou eventos académicos, profissionais e desportivos.

São evidências físicas de que uma pessoa ou grupo superou outra em alguma competição.

Os troféus geralmente incluem uma figura, associada ao evento em que o vencedor se destacou.
Os troféus são evidências tangíveis de capacidade e têm um significado extraordinário para seus destinatários.

São orgulhosamente exibidos em casas e escolas.

E podem ganhar várias formas e produzido em vários materiais, acrílico , madeira, resina, plástico e apresentados como troféus em metal, ou taças , ou medalhas de metal , ou medalhas acrílico, ou troféus  acrílico, ou troféus económicos e placas comemorativas.

 

VARIAÇÃO DO  PREÇO

Os troféus variam de barato a  incalculável.
Podem ser únicos no mundo, concedidos por exemplo ao melhor jogador de futebol como é o caso de Ronaldo ou Messi entre outros,  em cada ano, ou figuras em plásticos moldadas produzidas em massa e preço bastante baixo.
Cada um é considerado por quem recebe um tesouro, independentemente do seu custo.

Sendo de metal sobre uma base de madeira ou metal, mármore ou plástico, muitos troféus são agora feitos de plástico moldado colorido imitando ouro, prata ou latão.

As peças de troféu são fabricadas numa fábrica, mas montadas pelos revendedores que vendem ao público  e gravados e assemblados com os textos e ou logo do cliente.

Como resultado, existe uma variedade surpreendente de peças que podem ser compradas, permitindo que o comerciante crie um prémio para responder às necessidades dos clientes.

 

História dos troféus personalizados

Historicamente,  na antiguidade, os atletas que ganhavam nos Jogos Olímpicos recebiam uma coroa de louros, não tinha um valor monetário mas era uma honra de valor incalculável para que o recebia,

e ânforas contendo azeite de oliva sagrado,

escudos de bronze, e eram considerados heróis na sua região.

Com o começo dos Jogos Olímpicos nos tempos actuais, a forma de premiar foi mudada.
Como têm grande relevância a escolha recaiu sobre os  metais mais nobres, ao vencedor o ouro, ao segundo lugar a prata, e por fim o terceiro lugar o bronze. tendo neste caso a escolha ter recaído na forma de medalhas personalizadas

medalhas-jogos-olimpicos
medalhas-jogos-olimpicos

Também na Grécia na antiguidade e após uma batalha vitoriosa, os soldados usavam o espólio para pendurar numa estaca, promovendo-se a grande guerreiro. Era habitual  haver detalhes da batalha inscritos num monumento em pedra no local.

Desde os tempos antigos, os troféus marcaram vitórias.
De fato, a palavra “troféu” é derivada da tropaion grega, que vem do verbo trop, que significa “derrotar”.

Na Grécia antiga, os troféus reflectiam a vitória na guerra e foram criados no campo de batalha no local em que o inimigo havia sido derrotado.

A destruição deliberada de um troféu era considerada um sacrilégio, uma vez que foi dada em agradecimento e homenagem a um deus.

arco triunfo romano
arco triunfo romano

Os romanos  queriam manter seus troféus mais perto.
Em vez  de uma homenagem aos vencedores  no local da vitória, os romanos  construíam em Roma.

Geralmente incluíam colunas e arcos no topo de uma fundação. Ainda restam, em Itália grandes memoriais que foram originalmente coroados  e esculpidos na pedra.

Pouco se sabe sobre prémios ou troféus dados durante a Idade Média. Cálices, ou copos de duas mãos, foram dados aos vencedores de eventos desportivos. É este período da história que nos deu uma das formas mais reconhecíveis no mundo dos troféus.

calice duas maos idade média
calice duas maos idade média

Louis XIV sabia o valor dos prémios e mais de um século depois, aperfeiçoou esse sistema para atrair pessoas comuns, criando uma variedade de decorações e medalhas e ordens honoríficas que mantinham  generais de nascimento baixo e recém-criados nobres também.

Funcionou.  As pessoas ofereciam a escolha entre conspirar para obter o poder real e ansiando por um prémio.

Os cálices, em particular, são associados a eventos desportivos e eram tipicamente feitos de prata e dados em corridas de cavalos e, mais tarde, em corridas de barco e corridas de automóveis .

Os prémios desportivos geralmente tomam a forma de uma copa, incluindo a Copa Davis, um grande troféu de ténis concedido pela primeira vez em 1900, a Stanley Cup, concedida aos campeões e a Copa do Mundo, concedida desde 1967 aos principais atletas masculinos e femininos. esquiadores alpinos femininos, para citar alguns.

No século 19, era popular premiar os vencedores com grandes e caros troféus de eventos desportivos, muitos deles fabricados em famosos bairros de jóias.

photo source:  Wikimedia Commons via Benjamí Villoslada i Gil

Agora os troféus são mais baratos e são usados com mais frequência, graças aos troféus económicos.  Além de ter uma variedade de figuras para escolher, os troféus podem ser feitos em vários materiais.

Matéria prima

Os troféus são produzidos com variantes de materiais , desde os moldados em fábricas e produzidos em grande quantidade em plástico, assim como em resina tipo gesso, em metal ( mais raros) e muito populares.

Os troféus em acrílico que pela sua versatilidade ganham a forma a gosto do cliente incluindo fazer parte da imagem corporativa, e por este facto passam a ter um cariz único , sendo também por isso os mais procurados.

Projeto

Na Carimbos.net  o processo do projecto  de design é dividido em quatro partes: conversar com os clientes, debater  idéias, produzindo a ideia visual, ajustes ao modelo e executando  o produto definido.

Também acontece  existir um  grupo de clientes que incluem escultores, artistas gráficos, designers conceituais e engenheiros de design. Esses artistas e engenheiros produzem um desenho ou uma escultura básica de uma  estatueta que dá à idéia a forma visual ou tridimensional. 

Uma preocupação particular é a facilidade de fabricação. A reavaliação e ajustes podem levar bastante tempo.

Como se fazem hoje troféus?

Em máquinas de injecção  de plástico incluindo os moldes para garantir a produção de peças  de  qualidade.

Depois que os troféus são produzidos, são verificados , procurando imperfeições nas peças acabadas.

As peças que não passam são recicladas para uso posterior noutro produto.

No entanto, acrílico transparente para troféus são feitos apenas  materiais novos e virgens.

A madeira  o mármore  e uma espécie de resina são também materiais vulgarmente usados.

Depois o comerciante normalmente personaliza o troféu ou medalha de várias formas:
Gravando a laser sobre acrílico ou outros plásticos
Gravando com fresadoras em metal
Usando autocolantes para aplicar nas peças menos nobres e mais económicas.

PORQUE DAMOS PRÉMIOS.

As principais razões pelas quais damos prémios  para recompensar o esforço são:

Criar confiança, criar um ambiente de aprendizagem positivo e aumentar a motivação da equipe e do indivíduo.

Recompensar alguém com um troféu após uma boa performance  gera confiança, e fornece um reforço positivo na performance.

Por exemplo, se você está a fazer com que a sua equipa de futebol seja mais defensiva e tem menos golos sofridos, você pode recompensar a equipa com um troféu ou medalha toda vez que ela mantiver um jogo sem golos. Isso ajudará a aumentar a confiança das equipes na defesa. Se os jogadores são recompensados por boas performances e sentem que estão a ser reconhecidos pelo esforço serão melhores  jogadores.

MOTIVAR

O outro factor envolvido no esforço gratificante com os troféus é o de aumentar a motivação.

Se  definir uma meta para uma equipe ou um conjunto de indivíduos e oferecer um  troféu á pessoa que atingir essa meta, irá motivar para a alcançar . Isso pode ser aplicado em todas as áreas da vida, do desporto á empresa, onde  jogadores e funcionários são todos alvos definidos com uma recompensa ligada ao atingir esse objectivo.

Muitas empresas oferecem um troféu para o melhor funcionário ou funcionários do mês, o que pode realmente criar motivação dentro de uma empresa.

Troféus na forma de medalhas também são usados para reconhecer heróis de guerra em todo o mundo,  É possível ver veteranos de guerra  condecorados no dia D mostrando o quão corajosos e valentes eles foram com as medalhas no peito .

E não só no dia D, premiar a valentia de soldados é um acto comum e quase diário. Podia ser evitada esta condecoração , estar em Paz , seria bem melhor.

No mundo moderno, os troféus são produzidos e também usados para reconhecer as crianças em idade escolar pelo sucesso académico, actores de cinema, escritores, e outros similares e um dos prémios mais conhecidos, o Prémio Nobel da Paz, que premeia sempre algo que eleva a humanidade.

Troféus e Medalhas de mérito não tornam as pessoas mais ricas, mas ficam mais felizes.

Troféus na modernidade

Hoje, troféus apresentam  alguns designs  antigos, como o cálice, e também até nas medalhas olímpicas modernas apresentam floreados que lembram tempos antigos.

Existem duas diferenças importantes entre troféus hoje e do passado.

O primeiro é o custo, simplesmente não custam tanto hoje como custavam anos atrás.
Diversidade é a outra diferença.  Quando se trata de troféus, se você  imaginar, pode ser feito.

Pela diversidade de materiais e formas de fabricação, os designers podem criar  a visão mais abstracta de uma representação física . É isso que fazemos na Carimbos.net temos orgulho de ser uma voz de troféus para uma nova geração.

Os troféus fazem parte do dia a dia

Quer sejam entregues a actores em cerimónias sofisticadas ou levantados acima da cabeça de um campeão no final de um jogo .Troféus são uma declaração clara sobre as conquistas.

Enviam uma mensagem tão evidente que são dados a pessoas de todas as idades e actividades por todos os tipos de organizações em todo o mundo

O desejo de ser  reconhecido por conquistas faz parte do ser humano.

Por isso os troféus irão estar sempre presentes no nosso quotidiano e recebidos com prazer por aqueles que arriscam,  já que ” a sorte protege os audazes”.

História e tipos de troféus

Carimbe-nos nas redes sociais

Shopping Cart
Portes gratuitos em Portugal Continental para produtos com valor superior a 40€